Os Titãs- masculino, e Titânides- feminino estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder.
Os Titãs não formam um conjunto homogéneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter uma certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluídas entre os descendentes de Urano.
Os 12 filhos de Urano e Gaia eram os Titãs primordiais:
Titãs:
-Oceanus: Era o imenso rio que rodearia a Terra, tinha um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo tal qual chifres na cabeça e grande barba, terminando com a cauda de uma serpente.
-Céos: Era o titã da inteligência. Foi casado com a Titanide Febe e com ela teve Astéria, a Deusa estelar, e Leto, a Deusa do anoitecer.
-Crio: Titã do frio e Inverno assim como dos rebanhos e das manadas, representava também os seres marítimos e seu poder destrutivo envolvia as criaturas até hoje desconhecidas do mar abissal. Ninguém conhece a real forma deste titã. Esposo de Euríbia.
-Hipérion: É o deus solar primitivo, que ao se unir com a titânide Téia gerou Selene, Hélios e Eos. Seu nome quer dizer: "o que está no alto". É o Titã da visão e do fogo astral.
-Jápeto: Esposo da oceanide Clímene e pai de Prometeu (ancestral da raça humana), Atlas (que foi condenado por Zeus a suster o céu para sempre), Epimeteu e Menoécio. Jápeto, também é visto como o titã do tempo de vida humano e da mortalidade, principalmente da morte violenta. Está também associado à habilidade artesanal.
-Cronos: É o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe tornou-se rei dos titãs castrando o pai com um golpe de foice. A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina.
Titânides:
-Febe: A da coroa de ouro. Talvez a primeira deusa da Lua que conhecida, relacionada com as noites de lua cheia. Febe era uma antiga deusa da profecia e a terceira a presidir o oráculo de Delfos, após Gaia (sua mãe) e Têmis (sua irmã). Mais tarde deu o oráculo a seu neto Apolo como presente de aniversário. Por tudo isso Febe, apesar de brilhante, era considerada uma deusa de mistérios e segredos.
-Mnemosine: Personificação da memória, com ela, Zeus teve as Nove Musas:
-Calíope (Poesia Épica)
-Clio (Historia)
-Érato (Poesia Romântica)
-Euterpe (Música)
-Melpômene (Tragédia)
-Polímnia (Hinos)
-Terpsícore (Dança)
-Tália (Comédia)
-Urânia (Astronomia)
-Reia: Rainha dos titãs. Irmã e esposa de Cronos, gerou Deméter, Hades, Hera, Hestia, Posídon e Zeus, segundo a Teogonia de Hesíodo. Por ser mãe de todos deuses do Olimpo, é conhecida como Mãe dos Deuses. É uma deusa relacionada com a fertilidade.
-Témis: Encarnação da ordem titãnica, das leis e costumes, e mãe das Horas com Zeus. Têmis era a Titã grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké. Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia.
-Tétis: Titã do mar, esta cuidou de Hera, entregue a ela por Reia, durante a luta entre titãs e os deuses olímpicos. Em reconhecimento, a rainha do Olimpo reconciliou-a com Oceano, quando o casal se desentendeu. Tétis é representada como uma mulher jovem, de aspecto sábio. Passeia pelo mundo numa concha de marfim, puxada por cavalo
s brancos.
-Téia: Titã da visão e da luz. Desposou Hipérion, seu irmão, e deu à luz as divindades siderais Helios, o Deus Sol,
Selene, a Deusa Lua, e Eos, a Deusa Aurora.
Outros Titãs:
-Hélio: É a personificação do Sol, É um servidor de Zeus, e percorre todos os dias, um percurso nos céus, depois da aurora, aparece todas as manhãs, do este, num carro de fogo, puxado por quatro cavalos luminosos: Pírois, Eoo, Éton e Flégon. A sua cabeça é aureolada por raios de ouro.
- Selene: A deusa grega da lua, era filha dos titãs Hipérion e Téia, tendo como irmãos, a deusa Eos e o deus Hélios. Selene é muito associada à Artemis, ou Hécate, esta representa todas as fases da Lua.
- Eos: Deusa do amanhecer, Normalmente citada como de longos cabelos louros e unhas tingidas de rosa com uma carruagem purpúrea puxada por dois cavalos alados, Lampo e Faetonte, com arreios multicolores. Agil e graciosa, munida de asas nos ombros e nos pés. Encarregada de abrir a porta do céu para o carro de Hélios, tingindo o céu com seus róseos dedos. Também traz para os homens a brisa da manhã, esparge o orvalho sobre os campos, desperta as criaturas e guia os trabalhos humanos para que fossem superados os obstáculos.
-Prometeu: Foi defensor o e criador da humanidade, conhecido por sua astuta inteligência, responsável por roubar o fogo de Zeus e o dar aos mortais. Zeus teria então punindo-o por este crime, deixando-o amarrado a uma rocha por toda a eternidade enquanto uma grande águia comia todo dia seu fígado que crescia novamente no dia seguinte. O mito foi abordado por diversas fontes antigas. Esse castigo devia durar 30.000 anos mas foi libertado do seu sofrimento por Hércules.
-Epimeteu: Epimeteu criou os animais e deu-lhes os atributos.
-Atlas: Condenado por Zeus a sustentar o céu para sempre. Atlas foi o primeiro rei da mítica Atlântida. Geralmente, Atlas é retratado sustentando um globo sobre os ombros. Esse fardo foi temporariamente aliviado por Hércules durante um de seus 12 trabalhos, mas Atlas foi enganado e voltou a carregar os céus sobre os ombros.